Arquivo | abril, 2018

Nossa língua portuguesa

25 abr

A gente sempre comenta da importância de falar português com nossos filhos, para manter a língua materna, afinal o inglês ou outra língua local eles vão aprender na escola e com os amigos rapidamente. Mas e ler e escrever português? Isso provavelmente eles não vão aprender, se a gente não ensinar em casa ou em algum curso de língua portuguesa.

Pra mim sempre fica esse pensamento: ok, meus filhos falam e entendem português perfeitamente, mas será que vão conseguir se comunicar por escrito em português? Ou seja, como faço para alfabetizá-los em português? O português é uma língua tão difícil, e todos os cursos que encontrei por aqui não dão aula de alfabetização, eles focam em vocabulário e cultura brasileira (ou portuguesa).

Outro ponto que nunca saiu da minha cabeça foi a questão da letra manuscrita, ou cursiva, como alguns chamam. Aqui no Canadá as escolas não ensinam a escrever com esse tipo de letra; só mesmo a letra de forma ou bastão (estilo essa do computador). Tudo bem, hoje em dia a maioria dos textos é impresso com essa letra bastão, mas e quando eles forem ler um bilhete meu ou qualquer outro texto que seja escrito em letra cursiva? Não vão entender nada?

Puxa, quando eu fui alfebetizada no Brasil, as professoras gastavam horas e horas dando aula de caligrafia, depois a gente treinava em casa, pois queria ter a letra mais bonita da classe… Escrever uma palavra inteira sem tirar o lápis do papel, eu acho o máximo!

Resolvi então ensinar a minha filha, em casa mesmo, e comprei livros de atividades e cadernos de caligrafia (a vovó também deu muitos livros e cadernos para ela). Também ensinei ela a juntar sílabas, acentuar as palavras, e várias outras regrinhas das nossa língua portuguesa. Começamos com 3 anos de idade, hoje ela tem 7 e vejam abaixo a surpresa que ela me fez!

Fica a dica: as crianças são capazes de aprender tudo, basta encontrarmos as ferramentas certas para ensiná-las.

20180425_094055