Arquivo | 1:46 pm

Meu Brasil brasileiro

5 ago

O Brasil tem sido foco de muitas notícias este ano, seja por conta dos escândalos políticos, crise econômica, zika, e agora as Olimpíadas, que começam hoje no Rio de Janeiro. E eu aqui tão longe de corpo, mas ao mesmo tempo tão perto de alma, do meu Brasil brasileiro. Muitos dias eu tenho o coração apertado de saudade de um tempo que está ficando (ou já ficou?) para trás, de lugares que eu conhecia como a palma da minha mão, de gostos e sentidos tão familiares. Saudade de quem tanto amo nesse mundo, das minhas comidas prediletas, músicas, histórias… E saudade antecipada do que vou perder nos próximos meses e anos, principalmente a chegada e a partida de tantas pessoas.

Essa mistura de sentimentos é inexplicável, mas muito forte. É difícil ouvir que o seu país não é um lugar bom, afinal a gente nunca admite que os outros falem mal das nossas coisas. Mas também não dá para fechar os olhos para a realidade de violência e corrupção, entre tantos outros problemas que existem por lá. Mais complicado ainda é querer ensinar aos seus filhos tudo o que você aprendeu nos mais de 30 anos de vida no Brasil (para que eles sejam também brasileiros de verdade), sem esconder o lado ruim, mas tentando evidenciar o que há de bom e, principalmente, não deixando morrer a nossa língua portuguesa, o folclore, a cultura, a música e a nossa História.

Então, aí vou eu mais uma vez visitar meu Brasil, minha São Paulo, e relembrar as coisas boas e ruins. Reclamar do trânsito e de tantas outras coisas que me deixavam furiosa no dia-a-dia, mas ao mesmo tempo curtir a comida e, principalmente, a boa companhia da família e dos amigos, a alegria de estar junto a eles mais uma vez, de poder tocar em cada um deles, conversar ao vivo e trocar olhares e energia.

Canadá, pode me esperar que eu volto rápido, afinal tenho que aproveitar o final do verão, não é mesmo? E não tenha ciúme do Brasil, Canadá, porque também te amo muito, de qualquer jeito: com neve ou com sol, com frio ou calor, com pimenta ou sem pimenta. Mas meu Brasil brasileiro vai estar sempre dividindo (com certa vantagem) meu coração com você.